Livros
21 set 2016 • Por Giu Menezes

Se Eu Ficar, de Gayle Forman

Já resenhei dois livros da Gayle Forman aqui no blog (“Apenas Um Dia” e “Apenas Um Ano”), mas percebi que ainda não tinha escrito nada sobre o primeiro que li dela e o mais famoso, claro, “Se Eu Ficar”.  Já adianto: tanto o livro quanto o filme são intensos demais e eu não escondo que chorei nos dois! (Não que eu seja parâmetro para essas coisas, mas enfim…)

seeuficar_03

seeuficar_01

Sinopse

Mia não é uma adolescente como as outras. Seu principal hobby e vocação da vida é o violoncelo. Desde criança ela se apaixonou pelo instrumento e fez de sua vida aprender a tocar e fazer isso cada vez melhor. Seus pais, rockeiros declarados, dão todo o apoio e, Teddy, seu irmão mais novo está sempre por perto. Mia tem uma melhor amiga, Kim, e um namorado que ela jamais imaginou que fosse olhar para ela: Adam, o superstar da escola.

Em um dia de inverno, Mia, Teddy e seus pais saem pelas estradas de Oregon para um passeio. Está frio, a pista escorregadia e em um instante que ninguém esperava, tudo muda. A família sofre um acidente e Mia desperta fora de seu corpo: consegue ver seus pais sendo retirados dos destroços do carro, seu irmão sendo colocado em uma ambulância e ela mesma sendo atendida por paramédicos. Quando chega ao hospital, acompanhando seu corpo físico, ela vê os esforços dos médicos em salvá-la e sabe que as próximas 24 horas são cruciais para determinar sua vida. E aí que ela percebe que a escolha está em suas mãos.

seeuficar_04

Intercalando capítulos onde Mia se lembra de momentos de sua vida com a família, com Kim e Adam, e capítulos onde ela vê seus avós e amigos esperando por uma reação no hospital, “Se Eu Ficar” mostra os dois lados de alguém que pode escolher acordar e enfrentar seus piores pesadelos da vida real ou deixar tudo para trás. Vemos o crescimento de Mia, o início do relacionamento com Adam, as brigas, as opções que se aproximam de faculdade e a vida em família. Ao mesmo tempo, ela tem consciência de tudo que está desmoronando e não sabe se vai dar conta de voltar. Que escolha você faria no lugar dela?

seeuficar_02

O livro, apesar da tensão dos momentos de hospital, tem muitas partes que trazem uma leveza gostosa de ler. Inteiramente narrado pela Mia, você se aprofunda nos seus sentimentos e nas dúvidas que vão surgindo à medida que ela tem que tomar decisões para vida, além de sentir toda a dor e confusão quando ela acompanha as consequências do acidente que sofreu com a família.

E se você for corajoso (ou louco) que nem eu de depois de ler esse livro, ainda assistir ao filme, digo que a interpretação da Chloë Grace Moretz como Mia está ótima e tão emocionante quanto. A cena em que o avô dela a visita no hospital é de matar, sério!

Quem já leu? Tem uma continuação “Para Onde Ela Foi”, mas logo posto a resenha aqui 😉

Beijos! =)

Comente pelo Facebook
Escreva seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.