Livros
15 set 2016 • Por Giu Menezes

Como Eu Era Antes de Você, de Jojo Moyes

Eu acho que comentei já no Instagram (@lendocomagiu e @giulianamenezes já me segue??) que eu tinha um preconceito besta com esse livro e com a autora. Sei lá, sou do tipo que julga um livro pela capa e a original desse não me despertava interesse nenhum. Nem os comentários de algumas pessoas sobre a história, sendo que eu nem sabia direito qual era o enredo. Sou meio orgulhosa, mas tem vezes que eu adoro e fico feliz quando pago com a língua!

comoeueraantesdevocelivro_02

Comecei a me interessar mais pela história de “Como Eu Era Antes de Você” depois de ter assistido ao trailer do filme no começo do ano. E achei que parecia bem mais interessante do que o que eu imaginava ser. Aí fui atrás. Não consegui ler o livro antes de assistir ao filme (eu poderia simplesmente não ter ido ao cinema e ter esperado para assistir depois de ler, mas as amigas chamando e a ansiedade/curiosidade falando mais alto me impediram hahaha), mas o filme já me encantou muito e me deu mais vontade de ler. Já tinha começado, então só continuei devorando a história.

comoeueraantesdevocelivro_01

Sinopse

Louisa Clark não tem muitas ambições na vida. Aos 26 anos ela está feliz com seu emprego de garçonete e namorando Patrick, um atleta viciado em seu corpo e que não dá tanta atenção a ela, mas tudo bem. Só que o café fecha e Lou fica sem emprego. Depois de várias tentativas, ela acaba na mansão dos Traynor para cuidar de Will, uma rapaz de 30 e poucos anos, antes apaixonado pela vida, agora um tetraplégico mal-humorado que não faz questão nenhuma de ser simpático ou educado com ninguém – muito menos com Lou.

Depois dos primeiros dias, Lou tem certeza de que não vai dar conta do trabalho e que Will a acha burra e idiota. Porém, com Treena, sua irmã, saindo de casa para a faculdade, Lou sabe que tem que ajudar os pais com alguma renda e, para falar a verdade, ela ganha bem pelo emprego que tem. À medida que os dias vão passando, Lou tenta trazer um pouco de cor à vida cinza de Will – e isso não só metaforicamente falando, já que seu guarda-roupa colorido faz toda a diferença quando chega à casa dos Traynor. Junto com Nathan, o enfermeiro de Will, ela vai conseguindo entender aos poucos as necessidades e os pensamentos de Will. Até um dia que escuta uma conversa entre a família de Will sem querer e entende qual é o papel dela na história.

comoeueraantesdevocelivro_04

Primeiro, ela decide abandonar o emprego. Depois Lou pensa melhor e tenta mostrar para Will no pouco tempo que tem, motivos para continuar por perto e ver que vida, mesmo tetraplégico, pode ser boa. A amizade entre os dois vai crescendo e evoluindo até o ponto que nenhum dos dois sabe o que fazer. Ao mesmo tempo, a autora traz a realidade de alguém que vive dependendo dos outros e com uma saúde frágil: Will precisa de assistência todo o tempo e sempre faz visitas ao hospital. Do outro lado da história, temos a relação frágil da família de Lou: enquanto ela trabalha e faz de tudo para ajudar em casa, a preferência dos pais por Treena é nítida, ainda que a irmã mais nova tenha engravidado cedo e deixado a faculdade de lado. Para completar a mistura, temos Patrick que, nitidamente, está mais interessado em sua vida do que em dar qualquer tipo de atenção para a namorada. Pelo menos até perceber a influência de Will na vida de Lou.

comoeueraantesdevocelivro_03

Apesar de já ter assistido ao filme (e de já imaginar o final dos dois, ainda que não imaginava como isso ia acontecer), o livro me surpreendeu muito mais. Como de se esperar, é muito mais denso e intenso, colocando muitas emoções à flor da pele – inclusive a parte do choro. Acho, sinceramente, que eu ando muito sensível em relação a livros, hahaha. Não quero contar o desfecho, mas o livro levanta um assunto bastante polêmico que, talvez, eu escreva sobre mais para a frente. Ainda assim, independente da crença e opinião de cada um, a história é linda e emocionante!

O que você achou do livro? E do filme, já assistiu?

Beijos! =)

Comente pelo Facebook
Escreva seu Comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.